quinta-feira, 26 de abril de 2018

Ametsa: maquiagem vegana para todos

A marca de cosméticos de maquiagem Ametsa foi criada e idealizada por Isabelle Gantus quando ela tinha apenas 17 anos e estava cansada de não encontrar os produtos que queria por um preço justo. A intenção não era apenas trazer algo novo, mas alternativas para aqueles que procuravam uma marca que representasse mais que apenas rótulos, produtos e cores, mas, sim, valores, tanto econômicos quanto culturais e sociais. Seguindo esse princípio, um ponto muito importante é que os produtos fossem cruelty free, ou seja, produzidos sem ingredientes ou testes que utilizem animais.

“A Ametsa nasceu como uma conversa boba de domingo, durante um dos tradicionais almoços na casa da minha avó. Falávamos de maquiagem e sobre diversos pontos que me incomodam nas marcas que estava acostumada a usar. Um deles foi o fato de ser quase impossível encontrar hoje no mercado uma marca que consiga ter itens que considero muito importantes: qualidade, preço justo, produtos sem testes realizados em animais e representatividade social, livre dos estereótipos e padrões sociais de beleza”, afirma Isabelle, hoje com 18 anos.

Como um anseio de menina que se torna realidade, o nome não poderia ter um sentido diferente: Ametsa significa sonho no idioma ancestral dos bascos, falado na região que abrange uma área entre o nordeste da Espanha e o sudoeste da França.

Apesar da idade, a jovem CEO é responsável por todo o processo criativo e seletivo da empresa: “Foram muitas reuniões com fornecedores e empresas para que tudo se tornasse realidade. Participei de todo o processo seletivo da marca. As cores escolhidas, as fragrâncias, suas texturas e formatos refletem a minha personalidade; então cada produto nosso tem uma porção muito boa de quem eu sou.”

Apoiada e incentivada pela família, Isabelle assina as coleções que levam o selo cruelty free & vegan da Peta (People for the Ethical Treatment of Animals - ONG que se dedica aos direitos animais), que garante produtos sem testes realizados em animais. A escolha das cores aposta em tendências e seus tons são pensados para todos os tipos de pele.

Os primeiros produtos lançados foram batons com acabamento cremoso e matte acetinado. Eles possuem vitamina E e hidratante aloe vera, proporcionando cor intensa e hidratação. Já para quem gosta de batom líquido, mas evitava usar por grudar (enroscar) nos cabelos ou por falta de pigmentação suficiente, já pode rever os conceitos. Também com acabamento matte e sem fragrância, as cores secam rapidamente. Todos são de longa duração, ótima alternativa para quem gosta de aplicar o batom sem a preocupação de retoques constantes.

A linha é composta por nove itens: quatro sólidos com acabamento extracremoso, dois sólidos matte acetinados e dois líquidos supermatte, os nomes e tons escolhidos refletem as inspirações e gostos pessoais da fundadora da marca.
·        Lucy (vermelho, cremoso) – “Lembra muito algo mais antigo, da época Marilyn Monroe (décadas 50-60). O nome Lucy sempre me faz lembrar do filme homônimo, estrelado pela atriz Scarlett Johansson

·        Nemo’s Reef (alaranjado, matte acetinado) – “A cor alaranjada é praticamente igual ao do peixe palhaço Nemo, do longametragem Procurando Nemo que era um dos meus filmes preferidos de infância”.

·        Fatima (rosa, extracremoso) – “Uma das minhas principais apoiadoras e incentivadoras, minha mãe. Não poderia deixar de homenageá-la nesta coleção, além de ser sua cor predileta”.

·        Iced Coffee (nude, matte líquido) – “As cores dos frappuccinos do Starbucks me lembram muito a desse batom”.

·        Istanbul (marrom, cremoso) – “Os tons de terra desse batom me lembram muito as regiões da Turquia, lugar que admiro e sempre quis conhecer”.

 ·        Vinyl Era (vinho, matte acetinado) – “Quando eu vi o tom vinho desse batom, a única coisa que eu conseguia pensar era em discos de vinil pendurados na parede do quarto de alguma adolescente nos anos 70. As garotas dessa época se vestiam de um jeito muito particular, que eu especialmente adoro e uso como inspiração para o meu estilo no dia a dia. Essa onda ‘hipster’ tem a cara desse batom”.

·        Table for two (rosa, matte líquido) – “Esse nome surgiu de uma piada que eu fiz com a minha avó e meu pai, durante um jantar”.
 
·         Snow (rosa, extracremoso, chubby) – “Esse batom faz parte de uma linha muito especial para mim, sendo uma edição limitada. É uma homenagem à minha cachorrinha que faleceu em 2017. Tanto a cor desse batom quanto sua embalagem foram inspirados na Raja”.

·         Raja (vinho profundo, supercremoso) - “Outro item da linha de edição limitada, esse batom incrivelmente pigmentado e supergostoso de aplicar, traz o nome da minha cachorra, em homenagem a ela. O legal dessa edição limitada é que 10% do lucro dos produtos são revertidos para ONGs de ajuda aos animais”.

Preços: R$ 35,00 – Exceto: Raja – R$ 36,90 e Snow – R$ 38,90

Outro item que também está à venda:

·         Denineador Void - “É o nosso delineador líquido matte superpreto, sendo extremamente sequinho e de fácil aplicação devido ao pincel de ponta fininha; sua pigmentação é maravilhosa e ele tem longa duração, sendo também resistente à água”.  Preço: R$ 25,00

A linha vai crescer em breve com a chegada de mais batons e produtos para pele e olhos.

Modernidade com consciência

Ametsa surge de uma mistura de sonhos e ideais, questionamentos e inquietações de uma adolescente que faz parte da geração millennials, geralmente definida como a de indivíduos nascidos entre 1980 e a metade dos anos 2000. Jovens que formam um tipo bem diferente de consumidor: são mais engajados e saudáveis. Gostam de fazer parte de comunidades, preferem produtos orgânicos e veganos, sem crueldade animal.

Além da pesquisa por produtos e matérias-primas aprovados e com qualidade garantida, a marca também inova em tecnologia para o seu e-commerce, sendo uma das poucas, senão a única empresa de cosméticos brasileira a aceitar Bitcoin como forma de pagamento. Não conhece? O Bitcoin usa a tecnologia ponto-a-ponto para operar sem a necessidade de uma autoridade central ou banco; as transações com bitcoins são simples e gerenciadas coletivamente pelos próprios usuários da rede.

Adquirir os produtos Ametsa é tão fácil quando enviar um e-mail! E melhor, sem as taxas de impostos propostas por outras empresas, a marca reafirma um dos seus principais valores: produtos com qualidade sem preços abusivos. Também estão nos planos da empresa, em curto prazo, ampliar a venda dos produtos em lojas físicas. Para comprar pela Internet ou conferir as lojas físicas que já comercializam os produtos Ametsa, basta visitar o site e as redes sociais:  

Instagram: https://www.instagram.com/justametsa/                                          


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