Orizon contrata solução da Inmetrics e melhora sua extração de dados em 10 vezes
Automatização dos testes de retirada, transformação e carregamento
dos dados de um sistema para outro trouxe eficiência ao
processamento
A Orizon, empresa líder em soluções para conectar e
simplificar o relacionamento entre operadoras de planos de saúde, prestadores
(como médicos, laboratórios, farmácias) e usuários, tem como foco defender a
saúde de mais de 12 milhões de pessoas, ligadas a 140 mil prestadores e a mais
de 11 mil farmácias, controlando cerca de 150 milhões de transações por ano.
Com o desafio de migração de todo sistema de controle,
era imprescindível a acurácia do processo. E para garantir que essa migração
causasse o menor impacto possível (por exemplo, um erro poderia levar a não
autorização de uma cirurgia, colocando em risco a saúde de pacientes), a Orizon
recorreu à Inmetrics para automatização de testes de um processo crucial nesse
movimento que é migração de novos Jobs ETL (do inglês Extract, Transform, Load,
que são ferramentas de extração, transformação e carregamento de dados de um
sistema para outro).
Com esse cenário, após avaliação inicial e sabendo da
extrema importância de acelerar a implantação dos Jobs ETL em prol do benefício
de milhões de pacientes, o time Inmetrics identificou que, aplicando a
metodologia de testes ágeis, a migração seria mais rápida e mais eficiente.
Como resultado, a migração de novos Jobs ETL caiu de dois
meses para 4 dias, o que significa, 10 vezes mais eficiência na migração. Essa
velocidade de execução permitiu que mais testes fossem feitos, aumentando ainda
mais a assertividade de todo o processo da migração.
“A parceria com a Inmetrics no projeto de Migração de
Jobs ETL ajudou a alavancar as práticas de DevOps implantadas na Orizon,
fomentando a cultura ágil com colaboração e automação de testes, entregando
valor mais rápido para nosso cliente e melhorando o clima da equipe com o
aumento de produtividade e melhores resultados. Vantagens como essas contribuem
diretamente para o sucesso da companhia em um mercado cada vez mais digital”,
avalia Leandro M. Gomes, Superintendente de Desenvolvimento de Sistemas.
Um em cada 4 usuários de planos de saúde privados no
Brasil são beneficiados pela Orizon, empresa líder em soluções para conectar o
relacionamento entre operadoras, prestadores e usuários. São milhares de
informações processadas em tempo recorde, em menos de um segundo, desde
autorizações para simples atendimento ou cirurgia até conciliação de faturas e
pagamentos.
Mais do que o escopo inicial da migração de solução de
uma ferramenta já em produção para uma nova, a Inmetrics entendeu que, além de
fazer a migração com mais segurança, implantar a metodologia ágil no
desenvolvimento do trabalho seria fundamental para trazer ganhos ainda mais
robustos para a Orizon e, consequentemente, para seus clientes.
A primeira entrega do projeto no modelo praticado pela
Orizon, o waterfall, cujos testes são realizados já com o software
desenvolvido, levou dois meses para migração de quatro Jobs.
Foi nessa etapa que a Inmetrics propôs trocar o waterfall
pela metodologia ágil para acelerar o processo e garantir uma migração mais
rápida. “Sabíamos que poderíamos entregar mais empregando técnicas ágeis e
utilizando o mesmo time. Apesar de o contrato estipular testes automatizados,
colocamos em prática o mindset ágil. Os ganhos foram crescentes e a própria
gerência da Orizon formalizou o documento para que o projeto se tornasse ágil
de verdade”, explica Adilson Ferreira, especialista Inmetrics.
Por meio de soluções de teste open source (Java, SQL,
Cucumber), a segunda entrega de Jobs foi feita em 24 dias e a terceira, em 4
dias. Com essa metodologia, a Inmetrics chegou a atingir o resultado de 1 Job
por dia para migração.
Todo o processo de migração foi realizado em conjunto com a Inmetrics e diversas frentes
do time da Orizon, além de fornecedores de desenvolvimento e de arquitetura,
que assimilaram o mindset ágil para entregas com mais sinergia e parceria, onde a Inmetrics foi responsável pela transformação
na própria cultura de trabalho da companhia.
Diante desse resultado, a Inmetrics foi chamada para
implantar a automatização de testes ágeis com foco nas aplicações que a Orizon
possui, possibilitando à empresa reforçar ainda mais seus valores de gerar mais
eficiência para serviços de saúde, seguros e benefícios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário