terça-feira, 9 de junho de 2015


Após falir, empreendedora abre sua própria rede com 30 unidades
Quando criança,  brincadeira predileta era fazer as unhas das primas e vizinhas. Mais tarde, se arriscava na aplicação de máscaras naturais para melhorar a pele e no preparo de ceras para depilação. Foi assim, quase que por acaso que Luzia Costa deu os primeiros passos na área de estética, um segmento que, anos mais tarde, provocaria uma reviravolta não apenas em sua vida, mas na de uma dezena de outras pessoas. A empresária é responsável pela rede de franquias Sóbrancelhas, com 30 unidades em operação e 50 contratos fechados. A meta é terminar o ano com 80 franquias e um faturamento da ordem de R$ 2.800.000,00. A rede, que gera cerca de 150 empregos diretos, atende a uma média de 30 mil pessoas por mês, com serviços que variam de R$ 25 a R$ 490.
A franquia, criada em 2013, na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, é o principal negócio criado por Luzia, mas não o único. O primeiro foi um carrinho de lanches que em pouco tempo transformou-se em uma lanchonete instalada na rodoviária da cidade. “Embora o movimento fosse satisfatório, eu sempre pensava grande, queria ir além e investi na abertura de uma pizzaria”, lembra a empresária. Embora tivesse vontade e espírito empreendedor, faltava uma gestão personalizada e ela quebrou. Mais do que isso, perdeu o negócio. Foi só depois de amargar o retorno à casa dos pais que Luzia Costa começou a empreender novamente, desta vez, fabricando conservas e pirulitos.
 Entre uma produção e outra, aproveitou para fazer cursos livres na área de estética, sua verdadeira paixão. O primeiro deles de massagem, com duração de seis meses. “Na terceira semana, eu já estava atendendo clientes sobre a mesa de casa. Não tinha dinheiro para comprar uma maca”, conta. “Troquei o equipamento por serviço e fui adiante”. Na verdade, decidiu que instalaria uma barraca na Praia do Tenório, em Ubatuba, durante a temporada de verão. Foi a única a conseguir um alvará para trabalhar na areia. Dava plantão das 5h às 18h à beira mar e, à noite, atendia nos condomínios. Deu certo, juntou um dinheirinho e resolveu investir em cursos de especialização, entre eles, vários na área de sobrancelhas. “Como eu era boa em depilação com linha egípcia e em design, as pessoas começaram a pedir ajuda, queriam aprender a dominar as técnicas como eu fazia”, afirma a empresária.  De aluna em aluna, ela abriu o Centro de Treinamento Luzia Costa, com aulas para no máximo três profissionais por turnos de duas horas.
Foi a fama do Centro de Treinamento que levou a região a buscar profissionais entre seus alunos e, mais do que isso, uma franquia do ramo a pedir ajuda para capacitar a própria equipe. “Foi quando pensei: por que não abrir a minha própria rede de franquias especializada em sobrancelhas?”, afirma Luzia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário