segunda-feira, 15 de junho de 2015

Fertilizantes Heringer migra para IBM Power
e ganha agilidade
Novo ambiente processa dados de 22 fábricas, atendendo 1,5 mil usuários em rede

Após uma criteriosa avaliação do Oracle Exadata, Oracle ODA e servidores x86 com VMware, a equipe de TI da Fertilizantes Heringer optou por adquirir uma IBM Power S824 com dois processadores de 12 cores cada, 520Gb RAM, sistema operacional IBM AIX, Power VM e Power VC.

“Power é uma arquitetura robusta, extremamente confiável e fácil de administrar. Conforme nossa expectativa, tivemos ganho de performance, especialmente nos processamentos batch no Banco de Dados Oracle”, declara Peter Ferreira, Sub-Gerente TI da Heringer.

Em um ambiente que processa dados de 22 fábricas (distribuídas em 10 estados), atendendo 1,5 mil usuários em rede, sendo 1 mil no ERP SAP, a companhia agora tem contingência em processadores e memória. Fatores que permitirão rodar outras aplicações, como o ERP SAP, em médio prazo.

De acordo com Luiz Carlos de Oliveira Silva, Analista de Suporte da Heringer, a arquitetura x86 vinha dando sinais de que não suportaria o crescimento das aplicações que rodam no faturamento, finanças, planejamento, logística, produção, áreas contábil e fiscal.

“Tudo ficava mais lento quando aumentava a demanda no processamento batch. Era necessário pensar duas vezes antes de rodar um processamento pesado durante o horário comercial”, detalha Silva. Além disso, a janela noturna de processamento de dados e de backup estava no limite, o que não permitia incluir mais operações para rodar no ambiente à noite.

Com a solução, a Heringer deixou de adquirir, pelo menos, cinco novas licenças de Bancos de Dados Oracle, que seriam necessárias para aumentar o poder de processamento batch na arquitetura x86.

“Somos uma grande empresa com uma equipe de TI reduzida para administrar toda a infraestrutura. Com a flexibilidade e facilidade de gerenciamento de Power, ganhamos performance e confiabilidade nos processamentos batch e transacionais simultâneos, necessários nas operações diárias durante o horário comercial”, afirma Rajesh Drone, Analista de Suporte da companhia.

Para Drone, também foram determinantes na escolha de Power: a compatibilidade com a infraestrutura já existente na empresa, a oferta de serviços especializados na região em que atua (realizada pelo Business Partner NetPlace, com o apoio da Distribuidora Ingram Micro), a facilidade de assimilação da nova arquitetura pela equipe de TI e os custos de aquisição e manutenção.

“Migramos as bases de dados dos sistemas que controlam toda a operação da empresa. Nesse tipo de projeto não pode haver falhas no planejamento e a execução precisa ser perfeita. Temos uma parceria de 6 anos com a NetPlace em outros projetos tão complexos quanto esse. Tudo correu conforme o planejado e atendeu plenamente nossas expectativas”, explica Ferreira.

“A NetPlace é um parceiro de longa data da Ingram Micro e com sua estratégia e excelência operacional atingimos nossa expectativa de oferecer agilidade e bons resultados conjuntos aos clientes finais”, Renato Lovisi, Diretor de Advanced Solutions da Ingram Micro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário