terça-feira, 12 de maio de 2015

Cartilhas ensinam empreendedores a avaliar suas empresas e a documentação básica para negociar com investidores

ABVCAP lançou material durante seu congresso anual com patrocínio da EY e da Veirano advogados
 
Ter uma boa ideia não é suficiente para criar uma empresa ou alavancar seu desenvolvimento. É preciso mais que isso. No último ano a ABVCAP lançou a cartilha "Como funciona a indústria de private equity e venture capital" com o objetivo de apresentar aos empreendedores o passo a passo de um investimento desse segmento em uma empresa. Agora, a Associação retoma sua série de cartilhas educativas e lança dois novos guias, em parceria com a EY e com o escritório Veirano Advogados, para explicar aos empreendedores quais os documentos que ele vai encontrar no percurso de negociação com um fundo de participação e as metodologias de avaliação do valor de um negócio.
A primeira, intitulada "Documentação Básica em Operações com Fundos de Participação no Brasil", foi elaborada pelo escritório Veirano Advogados e traz os subsídios básicos sobre aspectos jurídico-contratuais relacionados às operações de private equity, seed e venture capital no país. "Acreditamos que a familiarização das partes envolvidas com os contratos geralmente presentes nestas modalidades de investimento pode facilitar as negociações e colaborar para o avanço das transações", diz Fernando Borges, presidente da ABVCAP, sobre o material.
Escrita pela EY, a outra cartilha, "Quanto Vale o Meu Negócio", apresenta aos empreendedores os conhecimentos das metodologias de valuation comumente utilizadas em negócios de aquisição de participações de empresas fechadas pelos fundos de participação. "Sem dúvida a determinação do valor de um negócio é complexa e dependerá de muitas variáveis, como setor, mercado, estágio de maturidade da empresa, dentre outros. Todavia, o conhecimento das metodologias mais comumente utilizadas ajudará a balizar uma negociação", completa o presidente da ABVCAP".
As novas cartilhas estão disponíveis na área de empreendedorismo do site da ABVCAP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário