quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Cresce demanda por serviços para idosos no Brasil
 
Investidor busca conceito utilizado fora do país para atender idosos de forma diferenciada
 
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a estimativa é que em 2060 o Brasil tenha 58,4 milhões de pessoas idosas.  Com o aumento da expectativa de vida, o olhar do mercado de negócios para as pessoas da terceira idade tem se transformado e esse público vem chamando atenção de empreendedores, que apostam em produtos e serviços sob medida para essa faixa etária.
 
É o caso do Residencial & Hotelaria Villa Bela Vista, situado em um terreno de 20 mil metros quadrados e cercado por milhares de quilômetros de mata atlântica a apenas 35 minutos de São Paulo. O estabelecimento surgiu da necessidade de oferecer um serviço de hospedagem de curta permanência e residência de qualidade para pessoas acima de 60 anos.
 
O diretor da unidade, Eduardo de Mello Reingruber, destaca que as pessoas estão cada vez mais empenhadas em passar a fase da velhice com qualidade e dignidade. “Nós trouxemos para a VBV o conceito diferenciado de vivência assistida (“assisted living”) que existe fora do Brasil. Nos identificamos com esse método que não priva a liberdade de ir e vir de quem deseja viver com algum tipo de assistência e ainda permite a individualidade de cada hóspede”.
 
O aposentado e ex-fazendeiro, Sérgio Assumpção Toledo Piza, de 88 anos, que estava acostumado a viver sozinho e hoje reside na Casa de Repouso VBV fala que no começo chegou a sentir solidão mesmo rodeado de tanta atenção e carinho, mas agora já está totalmente adaptado e só consegue enxergar vantagens nesta opção. “Gosto muito de morar aqui, tenho comodidade e tratamento para os males do cotidiano, é o máximo que se pode ter de um residencial. O local foi bem escolhido e planejado, é bem administrado e limpo. Todos os cuidados passam uma ideia de preocupação muito grande com as pessoas que vivem em um lugar maravilhoso como esse”, relata o hóspede.
 
Segundo Eduardo, o maior desafio ainda é erradicar a ideia pré-concebida que as pessoas têm de casa de repouso. “A maioria associa a um lugar onde o idoso não é bem tratado e perde a liberdade, mas aqui, para aqueles que querem residir, o local é como se fosse sua casa, onde ele pode trazer seus próprios móveis, trabalhar e manter suas atividades (desde que autorizada pelos médicos responsáveis) de forma normal. Outro ponto importante é que incentivamos muito a geratividade. Além disso, fazemos tudo para aumentar ou ao menos manter a capacidade funcional de nossos hóspedes através da nossa equipe multidisciplinar liderada por nossa gerontóloga”, pontua Reingruber.
 
Localizada em Itapecerica da Serra, a VBV disponibiliza quarto de visita para familiares, realiza passeios semanais para diversos lugares como, teatro, parques e shoppings e também oferece serviços de van, que leva e traz, tanto os familiares que querem visitar o idoso, bem como o hóspede que deseja passar o dia com um parente ou amigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário