sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Exportação para Paraguai é estratégico para MPEs brasileiras
 
Encontro realizado na Associação Comercial de São Paulo quer intensificar o ritmo de negócios entre empresas dos dois países
 
Foi celebrado um acordo de cooperação internacional entre a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e o Foro Brasil Paraguai (FBP), entidade empresarial que visa à promoção de negócios entre os dois países.
 
Assinaram o documento o superintendente institucional da ACSP, Marcel Solimeo, e o presidente do FBP, José Daniel Nasta, para quem a parceria é de extrema importância para que empresas de ambas as nações possam aproveitar as sinergias que existem entre suas economias.
 
“O Paraguai é um país que esteve esquecido por muito tempo, mas cujo poder de investimento aumentou bastante nos últimos anos”, comentou Nasta.
 
E não é à toa. As taxas de crescimento da economia paraguaia estão entre as maiores da América do Sul e são superiores às do Brasil. Isso torna o Paraguai um mercado atrativo para as empresas brasileiras, que podem se aproveitar de suas vantagens competitivas. “E são várias. Primeiro, há uma proximidade geográfica. É mais fácil expandir para um mercado mais próximo do que para um país mais distante”, analisou Solimeo.
 
O superintendente institucional da ACSP ainda cita a semelhança linguística como um elemento facilitador para a realização de negócios entre os países. “É um mercado pequeno e que, portanto, comporta também a atuação de pequenas e médias empresas. Além disso, oferece outras tantas vantagens, como energia elétrica mais barata e tributação mais simples e menos onerosa”, disse.
 
Já para Nasta, o Paraguai deve ser visto hoje como uma janela de oportunidades. “O custo Paraguai é uma vantagem competitiva muito grande em relação à realidade do mundo hoje. O custo China, por exemplo, está aumentando 12% ao ano. Essa janela de oportunidades representa, acima de tudo, uma questão de sobrevivência para que as empresas possam continuar competitivas nos dias de hoje”, afirmou.
 
Por fim, o presidente do FBP lembrou que a percepção histórica do Paraguai nunca foi muito boa, mas que o país está mudando isso, “reformulando suas perguntas em busca de novas respostas”. “Estamos fazendo o dever de casa de maneira muito inteligente. Nossos últimos governos têm conduzido a política econômica de forma inteligente e focada no desenvolvimento do setor privado”, ressaltou.
 
Além de ganhos de imagem e financeiros para a ACSP, o acordo também reafirma a força institucional da associação, que agora possui uma parceria com uma entidade paraguaia forte e de credibilidade internacional. Com isso, espera-se promover mais intensamente as relações comerciais entre empresários brasileiros e paraguaios.
 

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