sexta-feira, 24 de abril de 2015

Abertas inscrições para bolsas de estudo na Suécia

Oferecidas pelo CNPq, CISB e SAAB, no âmbito do programa Ciência sem Fronteiras, as bolsas são focadas na área da Aeronáutica.


Até o dia 15 de maio estarão abertas as inscrições para a chamada CNPq/CISB/SAAB 42/2014, no âmbito do programa Ciências sem Fronteira do Governo Federal, que oferece 15 bolsas de estudos, sendo dez para pós-doutorado e cinco para doutorado sanduíche em universidades na Suécia. A chamada é focada na área de Aeronáutica com ênfase em Materiais e Manufatura, Eletrônica, Tecnologia da Informação e Comunicação e Sistemas de Engenharia Mecânica.


Trata-se do quarto edital lançado com esta finalidade pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) em parceria com o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) e a SAAB - empresa sueca de tecnologia voltada para os segmentos de defesa e segurança. Além de ter a chance de desenvolver seus projetos em universidades de excelência, os pesquisadores contemplados com a bolsa poderão ainda realizar estágios ou participar de projetos de pesquisa na SAAB.


Este é um dos diferenciais que explicam o sucesso das chamadas CNPq/CISB/SAAB, que já possibilitaram a ida de 25 pesquisadores para a Suécia. "Na última edição, tivemos 108 inscrições, o que representa um crescimento de 350% em relação à anterior", conta Alessandra Holmo, Managing Director do CISB. "Nossa meta é dar continuidade ao programa e focar nas áreas de maior interesse para o CISB, a SAAB e dos nossos parceiros, no Brasil e na Suécia", acrescenta.


Os interessados devem se inscrever na plataforma Carlos Chagas (http://carloschagas.cnpq.br/) até dia 15 de maio próximo. Antes, porém, recomenda-se acessar a plataforma colaborativa do CISB (https://swbcisb.induct.no), até 8 de maio, para conhecer e interagir com os grupos de pesquisas acadêmicos da Suécia e com os pesquisadores da SAAB a fim de enriquecer a proposta de projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário