terça-feira, 28 de abril de 2015

Projeto Transformações oferece oficinas gratuitas de artes no Grajaú
 
Técnicas como papier marché, serigrafia e stencil serão ministradas por educadores referências nas áreas aos moradores da região
 
         O “Transformações: Arte Urbana e Cidadania” está oferecendo uma série de atividades voltadas para a comunidade do Grajaú. Os destaques ainda neste primeiro semestre são as oficinas de arte gratuitas com foco no empreendedorismo e geração de renda. São três cursos previstos. Por meio deles os moradores da região terão acesso a noções de técnicas como o papier marché, a serigrafia e o stencil, sempre com orientação de arte educadores que são referência nas respectivas áreas.
As oficinas do Projeto Transformações estão divididas em dois blocos: oficinas criativas sustentáveis e as iniciativas de artes gráficas e técnicas diversas. Nos dois casos há cursos em que a população é capacitada para a confecção e produção de objetos utilitários e de decoração e indumentárias que se transformarão em fonte de renda para os participantes.
 
Para participar:
Os interessados devem comparecer ao Laboratório Imagem.
Endereço: Rua Nove de Setembro, número 88.
Horário: de atendimento: entre 9h-12h e entre13h-16h.
Obs: no local os futuros alunos preenchem uma ficha e passam por uma breve entrevista com as responsáveis pelas aulas. Todo o processo é gratuito.
Idade: apenas maiores de 14 anos.
Mais informações e dúvidas: contato@transformacoes.com.br
 
Sobre o projeto:
 
De que maneira a arte, o empreendedorismo e a inovação podem apoiar o desenvolvimento de comunidades em situação de vulnerabilidade social e servir como canalizadora de iniciativas que melhorem a qualidade de vida das populações que habitam esses lugares? É essa questão que o “Transformações: Arte Urbana e Cidadania” pretende responder na prática, com ações direcionadas ao distrito do Grajaú, localizado na Zona Sul de São Paulo
O projeto tem a sustentabilidade em sua essência, sendo pautado em três pilares: revitalização de espaços públicos, empreendedorismo e o desenvolvimento social.
Desta forma, o Transformações inicia um processo de revitalização dos espaços públicos da região por meio da arte urbana. Artistas brasileiros reconhecidos mundialmente foram convidados para realizar intervenções nos muros da região. Em alguns casos, a própria comunidade participa da produção desses painéis. A ideia é transformar o Grajaú numa galeria de artes a céu aberto.
Estão previstos vinte painéis. Dez deles são individuais elaborados pelos artistas. Outros dez serão realizados em escolas da região com participação ativa da comunidade. Para levar à frente o processo de revitalização do espaço público foram convidados: Titi Freak, Mauro Neri, Tinho Nomura, Conrado Zanotto, Matias Picon, Alexandre Orion, Enivo, Herbert Baglione, Jerry Batista, Pas Schaefer e Zezão. Todos renomados representantes da street art e alguns com trabalhos realizados tanto no Brasil, quanto no exterior.
A iniciativa é patrocinada pela Atento, foi idealizada e dirigida pelo atelier Pássaro de Papel e tem gestão da Via das Artes e apoio social do Movimento Imargem. A parceria pretende viabilizar a criação de um Núcleo de Gestão do Empreendedorismo, que funcionará também como um Centro Cultural na região, unindo arte, educação e o desenvolvimento de negócios.
 
Por que o Grajaú?
 
Maior distrito da região metropolitana de São Paulo, o Grajaú tem quase 500 mil habitantes e apresenta as menores taxas de desenvolvimento, conforme os índices sociais do município medidos segundo quatro dimensões: autonomia, qualidade de vida, desenvolvimento humano e equidade.
A diversidade social no local é um berço para a origem de novos artistas e de iniciativas sociais, revelando um bairro de rica vocação artística, de onde já surgiram importantes nomes das artes urbanas, mas também da música, em especial o RAP.
Situado na zona sul, o Grajaú está a quase 30 km do centro da cidade, possui cerca de 92 km e uma parte da população vive às margens da represa Billings, uma das maiores do mundo em área urbana.
 
Quem é quem no “Transformações: Arte Urbana e Cidadania”?
 
PATROCINADOR: A Atento S.A. (NYSE: ATTO) é a maior provedora de serviços de gestão de relacionamento com o cliente e terceirização de processos de negócios (CRM BPO) na América Latina e Espanha, e está entre as três maiores provedoras globais, com base em seu faturamento. Desde 1999, a Empresa desenvolveu seu modelo de negócio em 14 países, nos quais emprega aproximadamente 154.000 pessoas. A Atento possui mais de 400 clientes, aos quais oferece uma ampla variedade de serviços de CRM BPO em múltiplos canais. Os clientes da Atento são principalmente empresas multinacionais líderes em setores como telecomunicações, bancário e financeiro, saúde, consumo e administração pública, entre outros. www.atento.com.br
 
IDEALIZADOR E GESTOR: a Via das Artes tem como atividade principal a realização, organização e promoção de eventos em diversos segmentos, bem como a criação e desenvolvimento de produtos que valorizam a cultura e o patrimônio cultural, dando maior visibilidade às ações de marketing e comunicação de empresas e instituições. Com experiência de mais de 20 anos na área de incentivos fiscais, a Via das Artes também orienta o desenvolvimento de projetos culturais para sua inscrição nas leis de incentivos fiscais. Site da empresa: http://viadasartes.com.br/
 
IDEALIZADOR E DIRETOR ARTÍSTICO: A Pássaro de Papel é um atelier de arte criado pela artista plástica Carola Trimano, que idealizou o Projeto Transformações em parceria com a Via das Artes. No Projeto Transformações,  o Atelier Pássaro de Papel responde pela coordenação artística de oficinas e também pela revitalização das vias públicas que fazem parte da inciativa. Site com trabalhos da artista: www.gravurasmixcarolatrimano.blogspot.com.br
 
APOIO: o projeto  multidisciplinar Imargem (junção das palavras imagem e margem) foi criado em 2006 e propõe um olhar cuidadoso para a paisagem povoada, sempre levando em consideração potencialidades e problemáticas da nossa sociedade, da margem ao centro da cidade. “Agentes Marginais” é como são definidos os agentes que compõe o coletivo do Imargem. São eles que atuam na margem e lutam contra o isolamento das comunidades a partir da beirada sul de São Paulo – as margens da represa Billings com origem no distrito do Grajaú. As ações são organizadas considerando a área de preservação ambiental, a desassistência por parte do poder público e a interlocução com os moradores dos bairros. A metodologia de intervenção pressupõe ações como murais, esculturas, oficinas e debates articulados nos eixos arte, convivência e meio ambiente. Site do Movimento: www.imagemdamargem.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário