quarta-feira, 8 de abril de 2015

SEIS CAPITAIS RECEBEM CURSO GRATUITO DE
ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE
  Fundação Dorina, com apoio do Governo Federal, promove capacitação gratuita a profissionais da educação e saúde sobre técnicas de orientação e mobilidade para pessoas com deficiência visual a partir de 25 de maio
 
Um projeto voltado a professores, educadores e profissionais da área de educação e saúde, visa qualificar 180  profissionais com informações básicas sobre Orientação e Mobilidade para pessoas com deficiência visual. As aulas gratuitas acontecerão a partir de maio deste ano em Manaus (AM), Belém (PA), Cuiabá (MT), Brasília (DF), Natal (RN) e Fortaleza (CE), com datas específicas de acordo com a agenda e oferecidas 30 vagas em cada uma.

O Curso de Orientação e Mobilidade é uma ini ciativa da Fundação Dorina Nowill para Cegos, com o apoio do Governo Federal - Secretaria dos Direitos Humanos, e será ministrado por professores especialistas na área da deficiência e referências no ensino de orientação e mobilidade. O objetivo é que os participantes aprendam técnicas de como conduzir, com segurança e eficiência, uma pessoa com deficiência visual em várias situações. O curso é gratuito, tem carga de 40 horas e oferece certificação aos participantes. As informações sobre inscrições podem ser obtidas por e-mail orientacaoemobilidade@fundacaodorina.org.br ou telefones (48) 3226-7005 / (48) 8411-2509."É muito importante que profissionais da área de educação e saúde tenham conhecimento sobre os recursos de orientação e mobilidade de pessoas cegas ou com baixa visão. É uma população for mada por 6,5 milhões de pessoas, e a sociedade deve ser munida de informação e orientação sobre os recursos de apoio a orientação às pessoas com deficiência visual", afirma Edson Defendi, colaborador da Fundação Dorina. "Para a pessoa com deficiência visual, a orientação e mobilidade oferece independência e autonomia, proporcionando maior inclusão e respeito a sua cidadania. O direito de ir e vir com segurança e autonomia é fundamental para todas as pessoas".A Orientação e Mobilidade é um dos principais recursos de autonomia e liberdade para a pessoa com deficiência visual, pois a perda ou a diminuição da capacidade de enxergar afeta muito a interação do indivíduo com o ambiente e diminui o direito básico de ir e vir. Orientação e mobilidade proporcionam à pessoa cega ou com baixa visão habilidades e competências para que poss a explorar o ambiente e mover-se de forma livre ao usar técnicas específicas adquiridas no processo de aprendizagem e experiências. Além da perspectiva individual, o processo de orientação e mobilidade prevê as adequações ambientes e as mudanças necessárias para que as barreiras ambientais e arquitetônicas sejam eliminadas visando a promover o exercício pleno das pessoas com deficiência visual. Para garantir a efetiva participação social das pessoas com  deficiência visual faz-se necessário conhecer as necessidades e particularidades desta população, assim como empreender mudanças fundamentais no ambiente, contemplando a Lei de Acessibilidade - Decreto 5.296/2004.  Assim, a formação em orientação e mobilidade corresponde a uma emergente necessidade da sociedade, pois o conhecimento compartilhado e a troca de saberes entre profissionais facilita o processo de inclusão das pessoas com deficiência visual, garantindo seus direitos e cidadania.

Confira a agenda:
Manaus (AM): 25 a 29 de maio de 2015
Belém (PA): 25 a 29 de maio de 2015
Cuiabá (MT): 22 a 26 de junho de 2015
Brasília (DF): 29 de junho a 03 de julho de 2015
Natal (RN): 24 a 28 de agosto de 2015
Fortaleza (CE): 24 a 28 de agosto de 2015


Informações sobre inscrições gratuitas: 
Ariola Eventos | Marcia Ariola
orientacaoemobilidade@fundacaodorina.org.br(48) 3226-7005 / (48) 8411-2509

Nenhum comentário:

Postar um comentário