quarta-feira, 15 de abril de 2015

Crise aumenta oportunidades de investimentos
em várias startups
Segundo sócio da Redpoint e.ventures, este é um ótimo momento para lançar
uma empresa digital no Brasil

A crise econômica não diminuiu o apetite dos fundos de capital empreendedor (venture capital) no Brasil. Pelo contrário – atualmente há muitas oportunidades de investimentos em startups, e as necessidades do país continuarão fazendo com que o setor digital brasileiro siga a todo vapor. A análise é de Anderson Thees, sócio da Redpoint e.ventures, firma líder de capital empreendedor que faz investimentos em empresas nascentes de tecnologia.
 
Segundo ele, esse tema foi explorado durante um dos principais eventos voltados para investidores, o SuperReturn Latin American, que aconteceu neste mês no Rio de Janeiro. Com o momento ruim da macroeconomia, aqueles que investem em fundos  esperavam que as firmas de Private Equity estivessem com um apetite maior. “Geralmente, crises são bons momentos para esses fundos investirem. No entanto, eles avaliaram, durante a conferência, que os preços dos ativos ainda estão altos, não tendo caído o suficiente para refletir a profundidade do momento que o Brasil vive. Esses fundos estão capitalizados e prontos para investir – só esperando o momento certo”, explica.
 
Já pelo lado dos fundos de capital empreendedor, a situação é diferente. No SuperReturn, Anderson foi “entrevistado” sobre o momento brasileiro por Andy Tsao, diretor-gerente do Silicon Valley Bank. Ele explicou que a internet continua crescendo no Brasil, as startups que têm surgido demonstram muita qualidade e que há pessoas responsáveis e comprometidas empreendendo. “Esse é um ótimo momento para começar uma startup no Brasil e, para fundos como a Redpoint e.ventures, há excelentes oportunidades de investimento”, afirma Thees que, durante o evento, também participou de discussão a portas fechadas com gestores e investidores. “O ano passado não foi fácil, principalmente por causa de Copa do Mundo e eleições, e 2015 começou com muita cautela e encolhimento da economia. Mas estamos confiantes que, para o nosso setor, este será um ano bastante produtivo”, conclui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário