quinta-feira, 30 de abril de 2015

 



Empresa brasileira investe US$ 4 milhões e inova exames laboratoriais
Exames de sangue e imagem são entregues em 15 minutos; Projeto já apresentado no Brasil é levadopara América Latina e Canadá

Imagine fazer um exame de sangue ou de imagem e ele ficar pronto em 15 minutos, lhe oferecendo conforto e praticidade? Este serviço já é uma realidade no Brasil e foi desenvolvido pelo empreendedor Wagner Marques, natural de Curitiba, Paraná. O projeto chama-se Unidades de Exames Rápidos e já recebeu investimentos de 4 milhões de dólares nos últimos cinco anos. No segundo semestre de 2014, após um road show pelo Brasil para apresentação das UERs, foi a vez de levar o projeto para o exterior, em países como Colômbia, Canadá e Angola.
O projeto inicial, segundo Marques, foi de desenvolver um programa de computador capaz de aprender protocolos (conhecimento científico) e ajudar nos diagnósticos e terapias. No entanto, durante o projeto, a ideia derivou e foi iniciado um relacionamento com grandes parceiros internacionais, que dispõem de equipamentos de exames de ponta. Esses equipamentos foram integrados a um software - através de um computador chamado de módulo de comando. “Desenvolvemos um dispositivo inteligente capaz não só de dar resultados dos exames de sangue e imagem com resultados imediatos e com enorme precisão, como também teleguiar os exames e auxiliar na terapia, sugerindo ao médico linhas de cuidado”, explica. 
Atualmente, Wagner Marques é diretor da Nagis Health, empresa que atua com pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para a área de saúde, e acaba de voltar ao Brasil, onde mantém equipe médica e profissionais de saúde a frente das Unidades de Exames Rápidos. “Durante 2014 rodamos o país com o projeto, que hoje pode atender instituições públicas e privadas através de unidades fixas e móveis. Depois disso, houve oportunidade de apresentar estas tecnologias para a América Latina, Canadá, através da Câmara Canadense do Comércio, e Angola”, explica Marques.
No último semestres, as Unidades de Exames Rápidos foram apresentadas em oito entidades da Colômbia, com destaque para Dirección Sanidad Fuerza Aérea e o Laboratorio Clínico do Hospital Militar Central-Bogotá. O objetivo das visitas foi de apresentar as UERs para outros países, que também necessitam de tecnologias modernas e inovadoras na realização de exames de laboratório. “Agora se inicia um trabalho para fechamentos de negócios para o primeiro semestre de 2015, além de personalizar o projeto a outras instituições”, afirma Marques.
Além do valor inicial de 4 milhões de dólares investidos, outros valores já foram somados a este. No primeiro semestre de 2014, as Unidades de Exames Rápidos percorreram o Nordeste realizando 12 mil exames gratuitos para população carente, além de apresentações para os principais prefeitos e secretários de saúde de quatro estados. Mais informações: www.nagis.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário