quarta-feira, 29 de julho de 2015

Alunos de comunidades carentes embarcam para especialização em música nos EUA

Contemplados com bolsas de estudo integrais, alunos do Programa de Música & Orquestra Instituto GPA partem para curso de verão na Berklee College of Music, em Boston
 
Vinícius Moura Vaz, 19 anos, é integrante da Orquestra Instituto GPA de Osasco e toca violoncelo há três anos. O músico foi um dos quatro sortudos a ganhar uma bolsa de estudos nos EUA. Ele nunca saiu do Brasil – será a primeira vez a voar de avião – e está com uma grande expectativa sobre a experiência que terá lá fora. “Ouvi falar muito bem do curso e da universidade. Espero aproveitar ao máximo essa oportunidade para crescer e aprimorar minha carreira como músico”, afirma.
O jovem embarca com outros três integrantes das casas do Rio de Janeiro e de Santos, do Programa de Música & Orquestra Instituto GPA, para iniciarem juntos em Boston uma especialização em música na universidade Berklee College of Music, durante cinco semanas. Todos foram contemplados pelo Instituto GPA com bolsas de estudo que cobrem todos os custos.
A parceria entre o Instituto GPA e a Universidade Berklee ocorre anualmente desde 2012, e 24 alunos do programa já foram contemplados com a bolsa. Localizada no vibrante bairro Back Bay da cidade, a instituição é referência em música e recebe alunos talentosos do mundo inteiro.
Para concorrer à bolsa de estudos, os alunos precisam ser maiores de 18 anos e passar por trêsavaliações, realizadas pelo comitê do Instituto GPA. O grupo de alunos selecionados toca um número em conjunto para os jurados, que vão avaliar seu desempenho, bem como os critérios paraa escolha da música. Após essa etapa, os alunos passam por avaliação individual, que inclui conhecimentos de inglês e apresentação de música popular e erudita. Neste ano, 18 alunos se inscreveram para participar da seleção.
De acordo com a diretora executiva do Instituto GPA, Daryalva Bacellar, a oportunidade é única. “O conhecimento de novas culturas e pessoas de várias partes do mundo, aliado à vivência internacional, proporciona aos participantes amadurecimento pessoal e entusiasmo para seguir a carreira como musicistas. Esse tipo de experiência é enriquecimento para a vida”, ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário