quinta-feira, 2 de julho de 2015

A importância do voluntariado
Pesquisa recente efetuada pela Rede Brasil Voluntário aponta que 11% dos brasileiros são voluntários. Ainda de acordo com o estudo, o Brasil está entre os dez países com o maior número de filantropos, totalizando cerca de 18 milhões de pessoas. Este dado evidencia a importância do voluntário e reforça os pilares de atuação do Instituto Consulado da Mulher, ação social da Consul que incentiva o empreendedorismo feminino, por meio de consultoria estratégica e assessoria direta e indireta, com a missão de aportar conhecimento e recursos para viabilizar geração de renda.
Doação de roupas, visita a pacientes em hospitais e entrega de sopas para moradores de rua, são alguns exemplos de ações de voluntariado mais recorrentes. Contudo, também existem atitudes diferentes em que o voluntário, até mesmo da sua própria casa ou escritório, pode apoiar com seu conhecimento e habilidade o trabalho de iniciativas populares.
Foi o caso de Arthur Xavier, trainee de 2014 que atuou na construção do projeto “Programa de Voluntariado Whirlpool”. Em paralelo a este plano ele teve uma atuação voluntária por conta do comitê de clima da área de finanças. E, por iniciativa própria, com o intuito de auxiliar as empreendedoras da Oficina do Sabor, que é um pequeno espaço de alimentação em ambiente interno da empresa, ele conduziu aulas de precificação para todas elas. “O que era para ser eu ensinando sobre finanças, acabou sendo muito mais eu aprendendo a respeito de humildade e senso de realidade. Foi, no fim das contas, muito mais sobre incentivar a querer aprender do que sobre finanças propriamente dita”, conta Arthur.
E o ex-trainee relata como essa troca de experiências foi importante para a vida dele. “Depois de algumas quatro ou cinco aulas, conseguimos precificar uma salada de frutas, já fazendo divisão, multiplicação e rateio. E quem cresce nesse tipo de aula somos nós, pois são cinco mulheres juntas, do outro lado da sala, para te ensinar sobre pessoas e sobre a vida. E eu, apenas tentando ensinar finanças pra elas”.
Este é apenas um exemplo de como a atitude voluntária pode auxiliar uma pessoa, um grupo ou um empreendimento. E para aqueles que têm interesse em trabalhar como voluntário no Consulado da Mulher basta entrar em contato com o Instituto por meio site www.consuladodamulher.org.br e enviar um e-mail com a referida solicitação de atuação voluntária. Há todo um mapeamento de necessidades dos projetos que são assessorados. E a partir das qualificações de cada voluntário é feita a indicação adequada para o início das atividades com as empreendedoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário