sexta-feira, 10 de julho de 2015

Startup CaridadX cria novo conceito para
doações coletivas no Brasil
A iniciativa surgiu da ideia de buscar soluções tecnológicas na área social
O site de caridade entrou no ar no começo de 2014, seus co-fundadores desenvolveram um site de crowdfunding de nicho, que tem como maior objetivo associar o uso de tecnologia a um fim social. A intenção é buscar doações para pessoas que possuem algum problema de saúde ou precisam de auxílio e que dependam disso para ter uma vida melhor e mais confortável.
A ideia de criar o site surgiu do fenômeno que vem repercutindo no mundo inteiro, o conceito de crowdfunding, ou seja, financiamento pelas multidões. Esse mercado já está bem desenvolvido nos Estados Unidos, que já começou a segmentá-lo, explorando seus diferentes nichos. No Brasil esse conceito é ainda novidade, onde é possível contar nos dedos o número de sites semelhantes com essa finalidade.
O CaridadX é um projeto que foi criado seguindo os conceitos de startup enxuta, que é cada vez mais comum no mundo de novos empreendedores. A startup surgiu da iniciativa de um dos co-fundadores, Sergio Mainetti Jr, atualmente empresário na área de software e que possui uma empresa física sediada no Parque de Software de Curitiba, ele idealizou o projeto há dois anos e reuniu os outros integrantes ao grupo com os ideais que buscava para a plataforma.
O grupo atualmente é formado por quatro co-fundadores, Sergio Mainetti Jr, Luma Bonette, formada há 3 anos em Publicidade e Propaganda pela PUCPR, José Carlos de Lara Jr, formado em Ciência da Computação há 1 ano pela PUCPR e pelo professor Glauco Fürstenberger, docente dos cursos de Administração e de Marketing e coordenador adjunto da Especialização em Gestão Empreendedora da Escola de Negócios da PUCPR.
Os fundadores viram uma oportunidade de usar a tecnologia para fazer o bem, de um lado muitas pessoas precisam de ajuda e não sabem por onde ou como começar a pedir, e de outro lado estão as pessoas dispostas a contribuir com elas, porém essa interação entre ambas as partes é limitada. A solução encontrada foi criar um canal, o CaridadX, aonde as pessoas podem pedir ajuda e serem auxiliadas por qualquer pessoa no mundo a partir de uma doação ou apenas divulgação das causas online no site. Com o comprometimento e envolvimento das pessoas é possivel arrecadar valores significativos para salvar muitas vivas.
Há 18 meses o site de crowdfunding está online, ao longo desse tempo o site já arrecadou 115 mil reais que beneficiaram mais de 200 famílias, através de 2.239 doações, com um ticket médio de 49,72. Atualmente o grupo reconhece que é um mercado que está em desenvolvimento, mas envolve a cultura de doação brasileira que vem acompanhada de muita desconfiança da população ao realizar transações online e a veracidade das causas.
A plataforma foi criada justamente para facilitar e aumentar as formas de doações, além de tornar possível o trabalho de curadoria em relação às causas submetidas. Cada campanha submetida é analisada e confirmada sua veracidade para ser publicada e ficar disponível para futuras doações.
O projeto pretende adicionar mais funcionalidades à plataforma além da opção de crowdfunding, como rifas, leilões e apadrinhamento, todas voltadas a reverter fundos para as campanhas e como resposta à exigência do mercado brasileiro que interage muito bem com essas funcionalidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário