segunda-feira, 6 de julho de 2015

iSetor realiza segundo seminário gratuito do Ciclo
de Sustentabilidade para PME´s
O evento contará com debates, palestras e dinâmica sobre desenvolvimento sustentável

O iSetor (http://www.isetor.com.br), especializada em gestão estratégica e terceirização das áreas administrativa e financeira, realizará o Ciclo de Seminários de Sustentabilidade para PME´s no Rio de Janeiro no dia 30 de julho, das 9h30 às 17h, na Edifício Sede do Sistema FIRJAN, localizado na avenida Graça Aranha, nº 1, auditório do 2º andar, Centro.

Voltado para empreendedores, PME´s, gerentes de compra, supply chain e estudantes, o evento será gratuito e será dividido em quatro blocos:

A sustentabilidade nas PME´s: no qual serão discutidos os principais temas dentro da sustentabilidade das pequenas e médias empresas. Aqui, algumas perguntas promovem um aprofundamento do tema: o que é sustentabilidade para PME´s? Como tornar este conceito uma realidade organizacional? Como fazer negócios mais sustentáveis? A mesa tem a presença confirmada de Claudio Boechat, professor e Pesquisador do Núcleo de Sustentabilidade da Fundação Dom Cabral, e será mediada por Laurelena Palhano, sócia-diretora da Gaia Sustentável.

Ferramentas, técnicas e processos para tornar a PME mais sustentável: neste bloco serão apresentados casos de implementação e sucesso. Os convidados apresentarão as principais ferramentas, técnicas e processos para a inserção da sustentabilidade no dia a dia da empresa. A mesa será mediada por Alda Marina Campos, professora de Responsabilidade Socioambiental, Sustentabilidade, Ética e Terceiro Setor, com a participação de Ricardo Wargas, gerente da Área de Soluções e Inovação no Sebrae RJ, Paulo Roberto Furio  Gerente do SENAI Centro de Tecnologia Ambiental e Flavia Siqueira, coordenadora de Responsabilidade Social do Sistema Firjan.

Compras de serviços e produtos por empresas que estão no movimento da sustentabilidade: especialistas ligados a grandes empresas apresentarão os principais processos, critérios, auditorias, seleção, entre outras atividades que visam a contratação dos serviços e produtos de PME´s que sejam mais sustentáveis.  A mesa será mediada por Ana Cristina, assessora Chefe de Responsabilidade Social do Sistema FIRJAN, com a participação de José Miguel Guilhon, responsável pela área de Compras de Marketing e Varejo da L’OREAL Brasil e membro do comitê de Sustentabilidade da Cia e Henrique Petersen Paiva, gerente de Sustentabilidade da Siemens Brasil e Diretor Executivo da Fundação Siemens Brasil.

Experiências e melhores práticas das PME´s (dinâmica do aquário): os participantes apresentarão cases de sucessos relacionados à sustentabilidade empresarial.  Além dos convidados, a dinâmica deste bloco permitirá a participação de qualquer pessoa da plateia que queira subir ao palco, apresentar sua empresa e contar sua experiência com a sustentabilidade. A mesa será mediada por Marcus Nakagawa, sócio-diretor da iSetor e idealizador deste projeto, com a participação de Felipe Nunes Lima, Gerente de Operações na Empresa Nunes de Resende e de Francisco Luiz Biazini Filho, Sócio e Diretor Técnico da Rede Resíduo.

O Ciclo de Sustentabilidade para PME´s contará ainda com mais um seminário, que será em Curitiba, no dia 3 de setembro. Em junho foi realizado o primeiro, em Fortaleza. As inscrições já estão abertas pelo site http://sustentabilidadepme.com.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário