sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

BRASILEIRO É DESTAQUE EM HARVARD COM PROJETO PARA INCENTIVAR NEGÓCIOS ENTRE BRASIL E EUA
Um plano que facilita a internacionalização de empresas e investidores brasileiros de pequeno e médio porte sai na frente e se destaca
 
 
Conectar mercados, investimentos, oportunidades e recursos certos para incentivar a geração de negócios entre Brasil e Estados Unidos, essa é a linha central do projeto Boston International Gateway concebido e apresentado pelo brasileiro Manuel Mendes, na cadeira de Empreendedorismo e Inovação da Universidade de Harvard, sob a coordenação do professor titular e ex-sócio da Ernest & Young, James C. Fitchett.

 
Manuel identificou a enorme demanda de negócios entre Brasil e Estados Unidos por meio de sua atuação profissional. Sócio da Drummond, empresa especializada em consultoria internacional para empresas brasileiras e americanas fazendo negócios nos dois países, Manuel vê em seu dia-a-dia profissional a necessidade de empreendedores brasileiros planejarem adequadamente a sua expansão internacional.
 
O plano de negócios foi destacado pela banca examinadora levando-se em consideração o seu impacto socioeconômico, a articulação criativa para uma solução completa visando atender um segmento de empresas e empreendedores ainda sem consultoria profissional, e pelo fato de ter atraído interesse real de parceiros e clientes antes mesmo do seu lançamento.
 
O desenvolvimento do projeto levou em conta diversas ferramentas de inovação e estratégia, tais como Design Thinking e Business Model Canvas. Também se utilizou de diversos estudos de casos de empresas inovadoras como Apple, Amazon, Cirque du Soleil, Netflix, Starbucks e WalMart.
 
“No Design Thinking, a ideia do produto ou serviço considera as pessoas, seus comportamentos e experiência de consumo como os eixos da questão, potencializando soluções inéditas. E o Business Model Canvas é uma ferramenta de estratégia e modelagem de negócios que ajuda a conceber planos de forma mais robusta e assertiva”, explica Manuel Mendes.
 
Na visão de Manuel, o processo de internacionalização vai além do fato corriqueiro de abrir uma empresa ou adquirir ativos de forma isolada no exterior, variando desde a busca por conhecimento, segurança e melhor qualidade de vida,  no caso das pessoas físicas, até a manutenção da competitividade e busca por novas oportunidades, no caso das empresas.
 
O especialista ressaltou ainda a importância da expansão do conhecimento de executivos e investidores sobre as tendências e oportunidades, o potencial de novos negócios em torno do mercado de franquias, e as janelas de oportunidades para comercialização de produtos brasileiros no exterior, principalmente com a apreciação do dólar.
 
Como próximos passos, Manuel Mendes pretende organizar uma série de workshops pelo Brasil com o apoio de especialistas de diversas áreas, para promover a troca de conhecimentos e esclarecer empresários e investidores sobre as tendências e oportunidades no mercado externo.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário