quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Startup Weekend ABC, tudo pronto para
54 horas seguidas de inovação e tecnologia
 
Pela primeira vez o Grande ABC receberá uma edição da Startup Weekend e o palco para esse que é considerado o maior evento da área no mundo será a Universidade Metodista de São Paulo. Um final de semana inteiro -- dias 30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro próximos – será dedicado à inovação e ao empreendedorismo. O objetivo é criar em 54 horas uma startup, como são chamadas as empresas iniciantes de tecnologia. A promoção é da UP Global e Google Entrepreneurs.
O encontro será realizado no campus Vergueiro e reunirá participantes, mentores e palestrantes. Ainda é possível participar. Inscrições podem ser feitas pelo http://www.up.co/communities/brazil/abc/startup-weekend/5204. São aguardadas pelo menos 125 ideias de empreendedorismo digital.
Qualquer pessoa pode expor um projeto de startup. Basta ter desejo de empreender ou de querer conhecer e se aprofundar no mundo do empreendedorismo digital. O encontro orienta por onde começar.
Na sexta-feira os participantes fazem um pitch (exposição) das ideias direto no palco e cerca de 10 a 15 melhores são escolhidas por meio de votação entre eles mesmos. “Não é obrigatório ter uma ideia e fazer um pitch. Só faz quem está a fim e tem algo para mostrar”, diz Luiz Candreva, da equipe organizadora.
Com os grupos formados, o final da sexta-feira e o sábado inteiro são dedicados à consolidação dos projetos. Com suporte de mentores e uso de metodologias de desenvolvimento de negócios atuais e ágeis, cada equipe aprenderá a validar ideias, elaborar modelos de negócios e construir protótipos.
O domingo é dedicado a retoques finais. Também com a retaguarda de mentores, cada grupo elabora um pitch de até 5 minutos que será apresentado a uma banca de jurados composta de empreendedores, gestores de aceleradoras de startups e investidores. 
“Trata-se do maior evento de fomento ao empreendedorismo no planeta. Empresas globais como Easy Taxi, Waze, Alfred e outras saíram de encontros como esse. São empresas que, como startups de sucesso, hoje são empreendimentos reais, inclusive multinacionais”, comenta Fulvio Cristofoli, diretor da Faculdade de Gestão e Serviços (Fages) da Metodista.
A Startup Weekend já ocorreu em mais de 500 cidades no mundo em cerca de 130 países, atraindo desde 2007 mais de 45 mil participantes. Segundo os promotores, mais de 8 mil startups foram criadas nesse período. Os participantes são divididos em três categorias: empreendedores ou não técnicos, desenvolvedores e designers.
Startup Weekend ABC
Data: 30 e 31 de janeiro e 1º. De fevereiro de 2015
Horário: das 18h30 de 30/01 às 21h de 1º/02
Local: Universidade Metodista, campus Vergueiro. Av. Senador Vergueiro, 1301, Jardim do Mar, São Bernardo do Campo
Taxas: R$ 82,50 a R$ 110 (grupos têm desconto)
Mais informações: abc@startupweekend.org
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário