quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Prospera Jovem Internacional quer capacitar jovens de baixa renda em universidades do exterior
O projeto conta com parcerias internacionais e busca apoio da iniciativa privada
 
Capacitação, orientação profissional, know how e inclusão social a jovens alunos de baixa renda são os principais objetivos propostos pelo programa “Prospera Jovem Internacional”, idealizado por Marcya Machado, diretora do Movimento Próspera.
O Prospera Jovem Internacional (Prospera International Business) é um programa inédito e exclusivo porque tem como foco a capacitação profissional internacional voltada meramente a alunos de situação econômica menos favorecida que estudam em universidades públicas ou privadas. “Já fizemos alguns contatos e estamos a todo vapor na prospecção de empresas interessadas em investir na capacitação destes jovens de baixa renda. Já contamos com o aval de algumas universidades como a UNIESP. A contrapartida para as empresas que subsidiarem é grande em termos de publicidade e visibilidade”, afirmou Marcya Machado.
Para participar, as universidades e estabelecimentos de ensino devem se inscrever no programa por meio do site www.prosperajovem.com.br. Logo após este procedimento, devem escolher seus melhores alunos e os premiar com uma jornada ao exterior. A princípio, a cidade escolhida foi Orlando, na Florida, Estados Unidos. A duração do curso no exterior é de dez dias com tudo incluso: aulas especializadas em universidades norte-americanas, passagens de ida e volta, traslados, refeições, hotelaria e passeios. 
“O programa oferecerá um intercâmbio intensivo, com palestras e atividades culturais e acadêmicas com parceiros internacionais. Nosso programa vai incluir o jovem de baixa renda que normalmente não conta com estas oportunidades”, declarou a dirigente do programa.
Segundo a Marcya, o jovem, que está na faixa etária dos 18 a 29 anos, é o mais afetado pelo desemprego no Brasil, de acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). “A falta de capacitação profissional mantém muitos desses jovens fora do mercado de trabalho e grande parte dos jovens não consegue frequentar cursos de capacitação por falta de condições financeiras”, afirmou a diretora.
O objetivo do programa é capacitar 1000 alunos em 2015 nos Estados Unidos, 100 jovens por grupo. Para isso, o Prospera Jovem Internacional mantém uma parceria com o Valencia College, instituição fundada em 1967 e umas das maiores universidades públicas norte-americanas.
O temário das aulas será conduzido pelo Valencia College, com tradução simultânea em português. Entre os temas estão previstas aulas de marketing & comunicação, inovação, empreendedorismo & estratégia de negócios, sustentabilidade, entre outros. O aluno receberá um material da universidade, além de certificado de participação. Serão 40 horas de cursos ao todo, sendo 20 horas na universidade e 20 horas em visitas técnicas.
No entanto, a viagem não contempla apenas os cursos de capacitação e sim, um city tour pela cidade de Orlando e um dia inteiro de diversão na Disney World.
Além do Valencia College, o Prospera Jovem Internacional conta com parceria com empresas como a rede de hotéis Clarion e Sequoia, agência especializada em vistos.
“O programa conta com o apoio institucional do Itamaraty nos Estados Unidos e já firmamos parceria com algumas universidades interessadas em participar do programa. Estamos buscando patrocínios necessários da iniciativa privada para viabilizar o projeto. A previsão é que o programa comece em abril deste ano. Para isso estamos negociando uma parceria com uma grande empresa de aviação”, complementa Marcya Machado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário