sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015


Você cuida da saúde dos seus funcionários?

Por Phelipe Spielmann

Empresas inovadoras como o Google, Apple, Volvo e outras tantas se destacam por vários fatores. Um deles é a preocupação com a qualidade de vida dos seus funcionários, seja com horários flexíveis, prêmios, viagens, etc.

Na prática, são programas motivacionais. Mas e a saúde física?

Esse é um grande desafio. Muitas empresas têm investido em programas de qualidade de vida, mas (boa parte) esquece de incluir nesse roteiro a prevenção ao estresse, insônia, má digestão, tabagismo e uma infinidade de itens que, apesar de não serem visíveis, prejudicam a produtividade do indivíduo e, no fim, nos resultados da empresa.

Na última década o custo com assistência médica subiu, em média, 143%. E nas corporações, esse é o 2º item no ranking de despesas, consumindo até 10% da folha de pagamento.

Hoje a maior atenção, por parte dos planos de saúde, é para as doenças crônicas, que representam 15% dos pacientes, sendo que a maioria, 85%, é saudável e maltratada.

Por isso, é preciso mudar a mentalidade que temos em relação à gestão da saúde. Essa atitude é uma mudança de paradigma, porque tem como foco incentivar as pessoas a darem mais valor à saúde e ao bem estar, conseguindo assim, melhor qualidade de vida.

E nessa empreitada a tecnologia é uma forte aliada das empresas ao adotar para os funcionários uma ferramenta que permite, por exemplo, lembra-lo quando deve retornar ao médico ou tomar uma vacina, disparar um alarme na hora de tomar o remédio e, por exemplo, enviar lembretes no dia da consulta.

Os gestores inovadores se preocupam com a saúde dos seus colaboradores, que, por sua vez, consideram isso um benefício. Esse fato pode ser constatado em estudos como ‘As Melhores Empresas para Trabalhar’ ou ‘As Melhores Empresas para Começar a Carreira’, onde os próprios funcionários avaliam (anonimamente) as companhias onde trabalham.

Em plena era dos smartphones, dar ao funcionário a oportunidade de fazer a gestão do próprio histórico médico digital em qualquer lugar e a qualquer hora, seja online ou offline, é um enorme benefício.

Por outro lado, para a empresa, esse tipo de ferramenta pode fornecer relatórios gerenciais referentes à saúde da sua base de funcionários. Inclusive com dados estatísticos de quantos colaboradores são fumantes, hipertensos, têm diabete, estão acima do peso ou são cardíacos.

Com esses dados em mãos, as corporações poderão, por exemplo, criar programas para melhorar esse cenário aumentando o nível de saúde, a produtividade e a resiliência dos funcionários.



 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário