quarta-feira, 18 de março de 2015

Cinco passos  para sua empresa superar a crise e crescer em 2015

Qual é  o melhor caminho para as empresas superarem obstáculos

Há um consenso de que o desaquecimento na economia alerta para a necessidade de cortar custos. Mas muitas empresas não sabem como determinar as prioridades neste processo. De acordo com o consultor Daniel Schnaider*, sócio do SCAI Group, o empresário brasileiro não tem humildade de pedir ajuda a especialistas em momentos  de crise. "As empresas se transformam em verdadeiros laboratórios em que as experiências  realizadas podem dar certo ou não", afirma. Por isso, o consultor reforça a necessidade de uma assessoria especializada, que auxilia na tomada de algumas medidas que vão ajudar as empresas a superarem os obstáculos. Vejamos  alguns exemplos:
1 - Cortar gastos - de acordo com Schnaider, para cortar despesas, cada linha de fluxo de caixa deve ser revisada. De preferência, dos maiores números para os que resultam em dividendos menores. O objetivo é encontrar alguma economia significativa que seja convertida em um aumento de capital para investimentos e transformação estratégica. O objetivo nãéapenas reduzir o custo, mas sim utilizar estas mudanças para se posicionar melhor do que a concorrência.
2 - Manter a competitividade - mais do que tomar medidas para reequilibrar as contas, as empresas brasileiras, afirma o consultor, não podem deixar de lado os investimentos em inovação tecnológica para se tornarem mais competitivas. A questão no momento nãé somente a falta de recursos, o problema está no retorno sobre estas aplicações. O simples corte de gastos não atrai mais investimentos. Empresas que não investem em inovação ficam defasadas em relação aos concorrentes.
3 - Se preparar para imprevistos - na visão de Schnaider, existem forças contrárias na economia: "por um lado, o Real fraco facilita a exportação. Por outro lado, a pressão inflacionária faz com que o Banco Central aumente os juros para contê-la. Essa atitude traz investimento interno valorizando o Real frente ao Dólar. Quem irá vencer? Só os dias dirão. A certeza éque estamos vivendo uma época de alta oscilação que é traduzida pelo empresário como alto risco, o  que inibe o investimento", prevê o consultor. 
4 - Definir as prioridades - se pensarmos no Governo, por  exemplo,a prioridade de mudanças é o setor de telecomunicação. Mais concorrência poderia abaixar os preços e permitir acesso em áreas mais remotas do Brasil. A otimização de processos interligados nãé possível pois o acesso a dados é limitado em várias partes do Brasil. A qualidade é imprevisível e os preços são exorbitantes. Já para o empresário, a prioridade está em procurar melhorares condições para que futuros investimentos aconteçam.
5 - Procurar por  parcerias - A parceria público-privada (PPP), por exemplo, é um avanço importante para o Brasil. Ela permite um balanço entre a política pública e a eficiência e inovação privada. Mas devemos também ficar atentos porque a lei, em sua forma atual, é mais vantajosa para empresas grandes. Se o Brasil quer inovar e avançar, ele não pode ficar limitado a um grupo específico de empresas. Deve-se incentivar empresas médias a participar das parcerias, balanceando o nível de participação com as empresas de maior porte.

*Consultor de negócios, sócio do SCAI Group, especializado em reestruturação de empresas familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário